Farol do Vale Formoso

O farol foi construído nos finais da década de 1950 a cerca de 2,5 km a sudeste do farol dos Capelinhos e em sua substituição, devido a este ter sido parcialmente destruído em 1957 pela erupção do vulcão dos Capelinhos.

Torre troncónica em betão pintada de branco, com galeria e uma pequena e moderna lanterna pintadas de vermelho

Fonte dos Namorados

Jardim das Laranjeiras

Morada:
Rua da Igreja – 9900-302 Capelo

Miradouro Braça

Morada:
Caminho Varadouro-Comprido – 9900 Capelo

Miradouro Escorregadouro

Morada:
Caminho Varadouro-Comprido – 9900 Capelo

Miradouro Fernandes

Morada:
Caminho Varadouro-Comprido – 9900 Capelo

Parque de Campismo do Capelo

A empresa é responsável pela gestão do Parque Campismo Rural do Varadouro, inaugurado no ano de 2009 e pelo Parque Campismo da Praia de Almoxarife inaugurado no ano de 2003, integrados em zonas paisagísticas das mais bonitas da ilha do Faial. Ambos encontram-se abertos no período de verão, entre os meses de Junho a Setembro, sempre 24 h diárias, possuindo um conjunto de equipamentos diversificados e de apoio aos campistas, que pretendam pernoitar.

Gerência:
UrbHorta

Contato:
292 945 339

Morada:
Varadouro – 9900-302 Capelo

E-mail:
[email protected]

Parque de Lazer de Santana

Morada:
Rua dos Trupes – 9900-302 Capelo

Parque de Lazer do Norte Pequeno

Morada:
Norte Pequeno – 9900-305 Capelo

Parque de Lazer do Varadouro

Parque Florestal do Capelo

Este sítio de recrio encontra-se localizado a cerca de 100 metros de altitude, praticamente à saída da freguesia de Capelo. Ocupa um espaço de 96 hectares e encontra-se profusamente arborizado destacando-se uma forte abundância e diversidade de plantas endémicas da Macaronésia, típicas das florestas da Laurissilva.

Está devidamente equipado para a prática de piquenique e churrascos podendo ser utilizado para diversas actividades de manutenção física.

Oferece também várias possibilidades de percursos pedestres, que se encontram devidamente assinalados. Pelo meio da vegetação surgem algumas grutas naturais, facto que se encontra relacionado com a existência de antigas erupções vulcânicas. De entre estas é de destacar a denominada Gruta do Parque do Capelo, que é a conhecida com maior dimensão atingindo um comprimento de 55.3 m, uma largura máxima de 5.2 m e uma altura máxima de 1.6 m.

Aqui, e a título de demonstração existem estruturas habitacionais tradicionais dos Açores, nomeadamente casas em pedra de cantaria basáltica de cor negra.

Morada:
Alto dos Cavacos – 9900-303 Capelo

Parque Infantil do Norte Pequeno

Morada:
Norte Pequeno – 9900-305 Capelo

Piscinas do Varadouro

Formadas por rochas vulcânicas, as piscinas naturais do Varadouro proporcionam um espaço muito agradável com horizonte sobre o mar azul ao qual se tem acesso direto. De águas cristalinas e excelente visibilidade, é o local perfeito para a prática do mergulho e fotografia subaquática.

Com diferentes estruturas de apoio como sanitários e duches, bar, acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, é vigiada durante a época balnear oficial, tendo renovado ano após ano a Bandeira Azul.

Morada:
Varadouro – 9900-302

Poço de Maré

Morada:
Varadouro – 9900-302 Capelo

Zona Balnear do Comprido

O Porto do Comprido, agora espaço balnear, é um antigo Posto Baleeiro, e foi a maior e mais produtiva estação baleeira dos Açores até Setembro de 1957, altura em que se iniciou a erupção do Vulcão dos Capelinhos. O seu nome advém do topónimo Ponta Comprida, referido na cartografia desde o século XVIII. A escoada lávica que se observa no local proporcionava às embarcações o abrigo natural de Oeste e Noroeste que assolam a ponta Oeste da ilha.

O porto, que mantém a sua estrutura original, é constituído por uma rampa comprida e ampla, dirigida a Sudoeste, prolongada até aos terrenos superiores onde esteve instalada a aldeia dos baleeiros. Na rampa do porto chegavam a estar varados cerca de 20 botes baleeiros, assim como pequenas embarcações a motor e na sua baía ancoravam sete lanchas baleeiras a motor.

A área marinha em frente do porto é uma zona de acumulação de presas marinhas, frequentada pelos grandes predadores, entre os quais se inclui o cachalote.

Por esta estação baleeira passaram os mais afamados mestres oficiais e arpoadores (trancadores) do Pico e do Faial.

Situado na zona do Vulcão dos Capelinhos, vale a pena visitar.

Morada:
Rua do Canto – 9900-304 Capelo