Tema: 60º Aniversário do Vulcão dos Capelinhos

O tema poderá ser interpretado de forma livre, expressando os valores excelsos que o vulcão representa nas memórias das gentes que o viveram e que foram afetadas, direta ou indiretamente, pelo fenómeno, explorando de forma criativa a interação do património natural, histórico e cultural com o elemento social e humano.

Regulamento

O CONCURSO é instituído pela Comissão Organizadora do 60º aniversário do Vulcão dos Capelinhos, que pretende desta forma reavivar a memória deste vulcão através da criatividade.

O prémio agora instituído terá início em 29 de maio de 2017.

PRIMEIRO – A este CONCURSO podem concorrer todos os cidadãos, independentemente da nacionalidade ou local de residência.

SEGUNDO – Os trabalhos deverão ser entregues na sede da Junta de Freguesia do Capelo, Rua da Igreja, 9900-302 CAPELO, até ao dia 15 de setembro de 2017 com a indicação: Prémio de (indicar categoria) – Concurso uma Erupção de Cultura 2017”.

TERCEIRO – Os trabalhos devem obedecer às seguintes condições:

FOTOGRAFIA

Os trabalhos, a cores ou a preto e branco, obedecem ao formato mínimo de 20 cm x 25 cm., sem margem. Cada participante pode apresentar até 2 (duas) fotografias. A fotografia não poderá ter feito parte de qualquer outro concurso. As fotografias deverão estar preparadas para exposição, ou seja, secas, emolduradas. No verso das fotografias deve constar o pseudónimo com que o autor se subscreve e a legenda com que a intitula.

PINTURA

Os trabalhos, a cores ou a preto e branco, devem ter entre 50 cm x 70 cm (no mínimo) e 80 cm x 100 cm (no máximo), impreterivelmente. Cada participante só pode apresentar 1 (um) quadro. A pintura não poderá ter feito parte de qualquer outro concurso e deverá estar preparada para a exposição, ou seja, seca e emoldurada. No verso do quadro deve constar o pseudónimo com que o autor se subscreve e a legenda com que a intitula.

POESIA

Os trabalhos devem ter o mínimo de 2 folhas e o máximo de 10 folhas em formato A4, podendo ser usados os dois lados de cada folha. O tipo de letra tem de ter no mínimo o tamanho 11 e no máximo 12, ficando a fonte ao critério do autor (desde que seja legível) e as páginas terão de ser numeradas. Cada participante só pode apresentar 1 (um) trabalho que deverá ser entregue impresso e não poderá ter feito parte de qualquer outro concurso . Deve constar o pseudónimo com que o autor se subscreve e o título do poema.

VÍDEO

Os trabalhos, a cores ou a preto e branco, devem ter o formato 16:9, qualidade HD ou superior (mínimo com 720p), e uma duração mínima de 5 minutos e máxima 15 minutos (curtas). Cada participante poderá entregar apenas 1 (um) vídeo a concurso. O vídeo não poderá ter feito parte de qualquer outro concurso e deverá estar preparado para exibição, ou seja, gravado num DVD. No DVD deve constar o pseudónimo com que o autor se subscreve e o título do vídeo.

QUARTO – Os prémios serão atribuídos aos três primeiros classificados das quatro categorias a concurso:
1º Lugar – 1 Viagem a Boston entre 27 de setembro de 2017 e 24 de outubro de 2018 (as taxas aeroportuárias são pagas pelo concorrente)*
2º Lugar – 1 Viagem a Lisboa entre 27 de setembro de 2017 e 24 de outubro de 2018 (as taxas aeroportuárias são pagas pelo concorrente)*
3º Lugar – Estadia de 3 dias para 2 pessoas numa das Pousadas de Portugal entre 27 de setembro de 2017 e 24 de outubro de 2018*
* (Prémios ainda em consulta, poderão sofrer alterações)

QUINTO – É vedada aos elementos do júri e da comissão a apresentação de qualquer trabalho ao concurso.

SEXTO – Cada trabalho terá de ser acompanhado de um sobrescrito fechado e lacrado, contendo no exterior a legenda (mencionada na cláusula segunda) e o pseudónimo, e no interior o mesmo pseudónimo, legenda, nome e telefone para eventuais contatos, e cópia do Cartão de Cidadão.

SÉTIMO – Os trabalhos que não respeitem qualquer cláusula deste regulamento não serão considerados.

OITAVO – As exposições dos trabalhos entregues nas condições previstas no presente regulamento, irão realizar-se ao longo das comemorações do 60º aniver-sário do Vulcão dos Capelinhos, que decorrem entre 27 de setembro de 2017 e 24 de outubro de 2018, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

NONO – Os concorrentes premiados serão notificados por via postal.

DÉCIMO – Da decisão do júri não cabe recurso.

DÉCIMO PRIMEIRO – A proclamação dos vencedores terá lugar a 27 de setembro de 2017, no decorrer da inauguração das exposições a concurso.

DÉCIMO SEGUNDO – A todos os concorrentes será entregue um diploma de participação, cuja entrega terá lugar na sessão referida no artigo anterior (DÉCIMO PRIMEIRO).

DÉCIMO TERCEIRO – O júri é constituído por um representante da Comissão Organizadora do 60º aniversário do Vulcão dos Capelinhos, que presidirá, e por duas personalidades ligadas às respetivas categorias de reconhecido nome.

DÉCIMO QUARTO – O júri poderá ainda, se o entender, atribuir menções honro-sas e barras ou placas comemorativas.

DÉCIMO QUINTO – O júri poderá não atribuir qualquer dos prémios, caso conside-re que a qualidade dos trabalhos apresentados não seja consentânea com a proje-ção que se pretende para esta iniciativa.

DÉCIMO SEXTO – A partir do momento da entrega dos trabalhos, os concorrentes ficam obrigados a aceitar na íntegra as normas do presente
regulamento.

DÉCIMO SÉTIMO – Os originais não serão devolvidos e a Comissão Organizadora do 60º aniversário do Vulcão dos Capelinhos, reserva-se o direito de os utilizar no âmbito das suas atividades, mencionando sempre o nome do autor.

DÉCIMO OITAVO – Compete ao júri a resolução de qualquer caso omisso no presente regulamento.

 

Contactos

Junta de Freguesia do Capelo
Rua da Igreja – 9900 302 Capelo
Telefone (+351) 292 945 288
[email protected]
Comissão: [email protected]

Ver Regulamento PT Ver Regulamento EN